terça-feira, 29 de abril de 2008

Rede de televisão britânica aborda prosperidade brasileira

"Enquanto os Estados Unidos balançam na beira de uma recessão, e o Reino Unido luta contra seus próprios problemas econômicos, é fácil esquecer que algumas regiões do mundo estão se expandindo. Bem-vindos ao Brasil”. Assim começa a reportagem publicada pela BBC News (British Broadcasting Corporation) nesta segunda-feira, 28, sobre a emergente economia brasileira.
A extensa reportagem elogia a riqueza natural brasileira, critica nosso sistema de cobrança de impostos, nossas taxas, relata nosso crescimento massivo, e diz que quem mais ganha com ele são as classes privilegiadas.
Segundo a reportagem o Brasil faz parte sim do BRIC – grupo chave de economias em crescimento no mundo, do qual também participam Rússia, Índia e China – já que possui um crescimento saudável, uma grande população e abundância de recursos naturais. A agricultura brasileira é enfatizada devido à sua grande expansão, e à elevada produção de etanol e exportação de suco de laranja.
A economia brasileira é caracterizada como equilibrada. Os créditos ao consumidor e as hipotecas, dois setores que estão dando dores de cabeça aos EUA e Reino Unido, são citados como em situação favorável no Brasil, apesar dos nossos “horrendos” impostos, como cita a publicação. Nosso sistema de taxação também recebe adjetivos como “embaraçoso” e “desajeitado”.
A grande desigualdade social brasileira não poderia ficar de fora. A reportagem mostra de um lado a crescente classe rica, freqüentadora das luxuosas lojas de São Paulo, e do outro as favelas, conjuntos habitacionais considerados “impossíveis de serem erradicados”. A reportagem expõe que o dinheiro resultante desse crescimento não atingiu ainda as camadas mais baixas, mas diz que “a riqueza está com certeza sendo criada”. “O Brasil está seguindo bem seu caminho para tornar-se uma economia desenvolvida” conclui a publicação.

Sempre fico feliz em saber que nosso país inspira interesse lá fora. Esta reportagem, por exemplo, mostra que houve certo trabalho de pesquisa sobre o nosso país e me dá uma sensação de reconhecimento e notoriedade dos nossos progressos.

Fonte: BBC News

Foto: BBC News

sábado, 26 de abril de 2008

Amazônia em foco

A Amazônia foi o foco de notícias de diversos veículos internacionais nestes últimos dias. Uma nova proposta de lei, na qual o governo brasileiro exigiria que todos os visitantes estrangeiros e trabalhadores da Amazônia portassem uma autorização para tais fins, gerou polêmica.
Segundo Romeu Tuma Jr., secretário da Justiça Nacional, em entrevista à Associated Press (agência de notícias), essa nova legislação tem como objetivo prevenir interferências internacionais e usos ilegais dos recursos naturais do local. Aqueles que não portarem tal permissão seriam multados em até 60 mil dólares. Tuma disse que a proposta visa estabelecer a Amazônia como nossa, e acrescenta que “nós queremos que o mundo visite a região. Mas queremos que ele nos diga quando virão e o que irão fazer”.
A BBC News em sua notícia, mostra indícios de que não concorda com tais medidas. Em sua reportagem, são usados argumentos de cientistas que advertem que a nova lei poderia ter impacto negativo nas pesquisas e que forçaria os cientistas a pesquisar em outro local. Pergunto-me se isso realmente iria acontecer. Afinal, se tais pesquisas são realmente sérias e legais, qual seria o problema em apenas ter que adquirir uma permissão para entrada na Amazônia?
A nova lei estabelece que a autorização requerida seria necessária para diversos tipos de atividades, desde turismo às viagens de negócios, e que iniciativas brasileiras na floresta também estariam sujeitas a obter permissões.
Outras notícias como a divulgada pelo ABC News, expõe o crescente medo do governo brasileiro com relação à biopirataria, à apropriação de tradições e conhecimentos indígenas e dos recursos biológicos da maior floresta equatorial remanescente.
Assim como Tuma afirma, acredito que a intenção do governo brasileiro não é criminalizar os visitantes e trabalhadores estrangeiros, mas apenas distinguir os bons dos maus.
Muitos de vocês já devem ter tido acesso a uma mensagem que circula por email, na qual os livros de geografia americanos são criticados por considerar a Amazônia como território internacional, e afirmar que eles seriam os responsáveis por preservá-la. São absurdos como esse que o governo brasileiro tem que evitar. Sou a favor desta nova medida, e acredito que são de mais medidas como essa, que visa à proteção do território amazônico e de seus valiosos recursos naturais (e não a soberania brasileira sobre estes), que precisamos. De outra forma, mais um bem precioso da humanidade pode cair nas garras do imperialismo norte americano.

Fonte: ABC News ; BBC News
Foto: www.sindareia.com.br

quinta-feira, 24 de abril de 2008

Blog americano relembra seqüestro e elogia candidato à prefeitura do Rio de Janeiro

Fernando Gabeira, político candidato à prefeito do Rio de Janeiro pelo Partido Verde, foi alvo de muitos elogios no Huffington Post (influente blog americano), em notícia que anunciava sua candidatura. Gabeira é classificado na notícia como um político honesto, ético e não corrupto, qualidades essas, citadas como em escassez no governo brasileiro.
A notícia também relembra o seqüestro do embaixador norte-americano no Brasil, ocorrido em 1969, do qual Gabeira participou. Nesta época, Gabeira, então jornalista, atuava no Movimento Revolucionário MR8 em ações contra a ditadura instalada. A notícia chama bastante a atenção para o fato de que os Estados Unidos apoiou a tomada do poder pelos militares brasileiros, uma vez que considerava o presente governo de Goulart "perigoso" para a segurança do hemisfério.
A notícia contesta (fato que achei bastante interessante) a classificação que muitas pessoas dão ao seqüestro, como sendo um ato terrorista. O ponto de vista exposto é o de que o seqüestro com certeza não foi pior do que a ajuda indireta dada pelos EUA para a derrubada da democracia brasileira e conseqüente implantação de uma ditadura, à qual denomina facista. Para o blog, os EUA ainda devem um pedido de desculpas aos cidadãos brasileiros.
A vida política de Gabeira é narrada como sendo marcada pelas suas lutas a favor dos direitos das mulheres e dos homossexuais, pela proteção ao meio ambiente e pela desciminalização da maconha. Segundo a notícia, apesar do crescimento econômico do Brasil, o Rio de Janeiro está dominado pela criminalidade, pelas fevelas e pela falta de infra estrutura. Para o blog, Gabeira é o tipo do político honesto e progressista de que o Rio está precisando.
Um ponto curioso é citado na notícia; Gabeira não tem permissão para tirar o visto americano desde o seqüestro! O que é uma vergonha, já que, segundo o blog, se o Brasil perdoou os Estados Unidos, este poderia muito bem viabilizar o visto para Fernando Gabeira. Ao fim da nota, Gabeira é mais uma vez elogiado como sendo uma brilhante esperança para uma cidade em dificuldades.
O que me surpreendeu mais na notícia foi a posição tomada pelo blog de defesa à Fernando Gabeira e pelo grande conhecimento (correto) mostrado a cerca do Brasil. Me agrada saber que nem tudo que é publicado sobre o Brasil são distorções. São de críticas construtivas, como esta feita pelo blog, que precisamos.

Fonte: The Huffington Post
Foto: Site da Unicamp

quarta-feira, 23 de abril de 2008

BEM-VINDOS!



Olá a todos!

Sejam bem-vindos ao Satélite BraZil! Criei este blog com o intuito de divulgar e analisar as mais variadas notícias sobre o nosso país que são veiculadas nos meios de comunicação internacionais. Muitas pessoas pensam que o Brasil não está presente nos noticiários internacionais, e que nossos acontecimentos são pouco relevantes para o exterior. É verdade que, os famosos meios de comunicação de todo o mundo não são todos os dias bombardeados por notícias sobre o nosso país. Porém nós temos sim, nosso lugarzinho e relevância na mídia internacional. Serão postados aqui, acontecimentos relacionados ao mais variados interesses sociais, de política à cultura, que chamaram a atenção e foram veiculados na imprensa internacional. Será também sempre feita uma análise sobre a imagem que tais notícias passam do Brasil, através da forma como são noticiadas, para a comunidade internacional.

Sintam-se à vontade para discutir as postagens, e fornecer sugestões!

Boa tarde!