Fernando Gabeira, político candidato à prefeito do Rio de Janeiro pelo Partido Verde, foi alvo de muitos elogios no Huffington Post (influente blog americano), em notícia que anunciava sua candidatura. Gabeira é classificado na notícia como um político honesto, ético e não corrupto, qualidades essas, citadas como em escassez no governo brasileiro.
A notícia também relembra o seqüestro do embaixador norte-americano no Brasil, ocorrido em 1969, do qual Gabeira participou. Nesta época, Gabeira, então jornalista, atuava no Movimento Revolucionário MR8 em ações contra a ditadura instalada. A notícia chama bastante a atenção para o fato de que os Estados Unidos apoiou a tomada do poder pelos militares brasileiros, uma vez que considerava o presente governo de Goulart "perigoso" para a segurança do hemisfério.
A notícia contesta (fato que achei bastante interessante) a classificação que muitas pessoas dão ao seqüestro, como sendo um ato terrorista. O ponto de vista exposto é o de que o seqüestro com certeza não foi pior do que a ajuda indireta dada pelos EUA para a derrubada da democracia brasileira e conseqüente implantação de uma ditadura, à qual denomina facista. Para o blog, os EUA ainda devem um pedido de desculpas aos cidadãos brasileiros.
A vida política de Gabeira é narrada como sendo marcada pelas suas lutas a favor dos direitos das mulheres e dos homossexuais, pela proteção ao meio ambiente e pela desciminalização da maconha. Segundo a notícia, apesar do crescimento econômico do Brasil, o Rio de Janeiro está dominado pela criminalidade, pelas fevelas e pela falta de infra estrutura. Para o blog, Gabeira é o tipo do político honesto e progressista de que o Rio está precisando.
Um ponto curioso é citado na notícia; Gabeira não tem permissão para tirar o visto americano desde o seqüestro! O que é uma vergonha, já que, segundo o blog, se o Brasil perdoou os Estados Unidos, este poderia muito bem viabilizar o visto para Fernando Gabeira. Ao fim da nota, Gabeira é mais uma vez elogiado como sendo uma brilhante esperança para uma cidade em dificuldades.
O que me surpreendeu mais na notícia foi a posição tomada pelo blog de defesa à Fernando Gabeira e pelo grande conhecimento (correto) mostrado a cerca do Brasil. Me agrada saber que nem tudo que é publicado sobre o Brasil são distorções. São de críticas construtivas, como esta feita pelo blog, que precisamos.
Fonte: The Huffington Post
Foto: Site da Unicamp
quinta-feira, 24 de abril de 2008
Blog americano relembra seqüestro e elogia candidato à prefeitura do Rio de Janeiro
Marcadores:
Brasil,
EUA,
Fernando Gabeira,
política,
Rio de Janeiro,
sequestro
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário