sábado, 26 de abril de 2008

Amazônia em foco

A Amazônia foi o foco de notícias de diversos veículos internacionais nestes últimos dias. Uma nova proposta de lei, na qual o governo brasileiro exigiria que todos os visitantes estrangeiros e trabalhadores da Amazônia portassem uma autorização para tais fins, gerou polêmica.
Segundo Romeu Tuma Jr., secretário da Justiça Nacional, em entrevista à Associated Press (agência de notícias), essa nova legislação tem como objetivo prevenir interferências internacionais e usos ilegais dos recursos naturais do local. Aqueles que não portarem tal permissão seriam multados em até 60 mil dólares. Tuma disse que a proposta visa estabelecer a Amazônia como nossa, e acrescenta que “nós queremos que o mundo visite a região. Mas queremos que ele nos diga quando virão e o que irão fazer”.
A BBC News em sua notícia, mostra indícios de que não concorda com tais medidas. Em sua reportagem, são usados argumentos de cientistas que advertem que a nova lei poderia ter impacto negativo nas pesquisas e que forçaria os cientistas a pesquisar em outro local. Pergunto-me se isso realmente iria acontecer. Afinal, se tais pesquisas são realmente sérias e legais, qual seria o problema em apenas ter que adquirir uma permissão para entrada na Amazônia?
A nova lei estabelece que a autorização requerida seria necessária para diversos tipos de atividades, desde turismo às viagens de negócios, e que iniciativas brasileiras na floresta também estariam sujeitas a obter permissões.
Outras notícias como a divulgada pelo ABC News, expõe o crescente medo do governo brasileiro com relação à biopirataria, à apropriação de tradições e conhecimentos indígenas e dos recursos biológicos da maior floresta equatorial remanescente.
Assim como Tuma afirma, acredito que a intenção do governo brasileiro não é criminalizar os visitantes e trabalhadores estrangeiros, mas apenas distinguir os bons dos maus.
Muitos de vocês já devem ter tido acesso a uma mensagem que circula por email, na qual os livros de geografia americanos são criticados por considerar a Amazônia como território internacional, e afirmar que eles seriam os responsáveis por preservá-la. São absurdos como esse que o governo brasileiro tem que evitar. Sou a favor desta nova medida, e acredito que são de mais medidas como essa, que visa à proteção do território amazônico e de seus valiosos recursos naturais (e não a soberania brasileira sobre estes), que precisamos. De outra forma, mais um bem precioso da humanidade pode cair nas garras do imperialismo norte americano.

Fonte: ABC News ; BBC News
Foto: www.sindareia.com.br

Um comentário:

Camila Queiroz disse...

Eeee!! Até que enfim! :D Preciso nem dizer que todas as noticias estao mt bem feitas neh? :D (nao foi feita sem sono! ehauiaehuaie)
=*******************
S2 Let!