sábado, 21 de junho de 2008

Brasil em pauta

Esta semana o Brasil tem aparecido em diversas notícias publicadas pelo jornal espanhol El País. Além do artigo comentado no post passado, ontem o periódico divulgou uma notícia sobre a redução da taxa máxima de álcool permitida ao volante pelo governo brasileiro, e hoje divulgou uma reportagem sobre a recepção do príncipe herdeiro do trono japonês aqui no Brasil.
A notícia divulgada ontem, sob o título “Brasil reduz a zero a taxa máxima de álcool ao volante”, comenta que desde a última quinta-feira, a taxa de álcool permitida aos motoristas caiu de 0,6 gramas por litro de sangue, para 0,0. O presidente Lula sancionou uma lei que ao mesmo tempo em que se proíbe dirigir a qualquer nível de álcool, endurecem-se os castigos por embriaguez durante a condução. O jornal espanhol comentou que a multa passa a ser de 955 reais, cerca de 385 euros, e a infração é considerada “gravíssima”, acarretando na suspensão da permissão para dirigir durante um ano.
Segundo a notícia, outra novidade proposta pela nova lei é a obrigatoriedade de submeter-se à prova do bafômetro, que antes era optativo, e a proibição da venda de bebidas alcoólicas em estabelecimentos situados nas estradas. Os estabelecimentos que descumprirem a lei serão multados em 1.500 reais. De acordo com o jornal, tais medidas tomadas pelo governo brasileiro são conseqüências de uma pesquisa realizada pelo Ministério da Justiça, na qual foi registrado que 80% das vítimas de acidentes de tráfego apresentavam vestígios de álcool no sangue.
Já a outra notícia divulgada hoje pelo El País, aborda as comemorações do centenário da imigração japonesa no Brasil. Intitulada “Brasil acolhe com grande festa o príncipe herdeiro japonês Nahurito”, a notícia comenta a recepção de Nahurito em clima festa, durante sua visita ao Bairro da Liberdade em São Paulo, que congrega um milhão de imigrantes de descentes da Ásia Oriental, em sua maioria japoneses. O periódico narra os diversos acontecimentos e comemorações que estão ocorrendo não só em São Paulo, como no resto do país, como por exemplo, a visita do futuro príncipe ao Pavilhão Japonês no Parque do Ibirapuera, na qual foi recebido com cânticos e bandeirinhas do Brasil e Japão.
A notícia ainda cita o encontro que Nahurito teve com estudantes de direito da Universidade Estadual de São Paulo (USP), na qual falou um português perfeito segundo o jornal. A reportagem ainda comenta que o Brasil tem a maior colônia japonesa do mundo, a maioria concentrada em São Paulo, onde se calcula, vive um milhão de japoneses e descendentes das primeiras e segundas gerações.
Ultimamente tenho tido dificuldades para encontrar notícias interessantes sobre o Brasil nos meios internacionais; em sua grande maioria as publicações apenas abordam a Amazônia e o futebol. Achei interessante que o El País tenha publicado tantas notícias sobre o que anda acontecendo aqui no Brasil.
Fonte: El País
Imagem: El País

Nenhum comentário: