sexta-feira, 13 de junho de 2008

Novelas brasileiras

O site do The New York Times divulgou uma interessante matéria relacionada ao Brasil, ontem. Intitulada “As novelas encolhem as famílias brasileiras?”, a publicação aborda a incrível queda na taxa de fertilidade brasileira e apresenta um estudo que atribui esta queda às nossas novelas (!!!).
Segundo o NYT, entre 1960 e 2000, a taxa de fertilidade das famílias brasileiras “despencou” de 6,3 para 2,3. O único país com comparável declínio durante o mesmo período teria sido a China, que em um caso particular, adota a política de as famílias devem ter apenas um filho. Desta forma, o periódico questiona o que estaria por atrás desta queda.
Assim é levanta a hipótese, baseada em um artigo escrito por Eliana La Ferrara (pesquisadora da Bocconi University), Alberto Chong e Suzanne Duryea (pesquisadores do Banco Inter-Americano de Desenvolvimento), de que a influência das novelas seria uma possível causa. Esta hipótese defende que durante anos as telenovelas brasileiras giraram em torno de pequenas e estáveis famílias de classe média, que eram bem menores do que as reais famílias brasileiras e conclui que independente de onde as novelas são transmitidas, a fertilidade das mulheres caiu significativamente, já que elas passam a se adaptar à realidade vista na televisão.
As novelas importadas, entretanto, não teriam provocado nenhum efeito nestas taxas de fertilidade.
Achei bastante curiosa esta publicação pelo fato de não esperar que pesquisadores norte-americanos se preocupassem em estudar tal fenômeno brasileiro, além de achar interessant esta nova causa atribuída a tal acontecimento.




Fonte: The New York Times

Nenhum comentário: