segunda-feira, 2 de junho de 2008

Canadá x Brasil

Três a dois para o Brasil. Este foi o placar do jogo Brasil vs. Canadá, que aconteceu este sábado em Seattle, Estados Unidos. Porém para os canadenses, a forma como seu time jogou compensou qualquer derrota. Pelo menos assim pensa, o jornal canadense Globe and Mail.
Em reportagem divulgada hoje, sob o título “Explosão contra o Brasil”, o jornal inicia afirmando que o time canadense poderia ter feito seis ou sete gols contra o Brasil. Segundo a notícia, em uma sublime performance, na qual a coragem substituiu o cuidado e o talento preencheu o vazio, a seleção canadense “jogou” tudo que tinha contra o Brasil.
De acordo com a reportagem, não importa que o Canadá tenha perdido de 3 x 2, já que diz que perder para o Brasil é um “perigo ocupacional” no mundo do futebol. Para o jornal, a novidade está na forma como o time canadense jogou.
A reportagem traça toda a trajetória do time canadense no último ano, marcada por altos e baixos devido à troca de técnicos, e ainda acrescenta que o time brasileiro que se apresentou no jogo era muito bom. A notícia afirma que mesmo sem estrelas como Kaká e Ronaldinho o time tinha “pedigree” (!!), mas que mesmo assim a seleção canadense não se abateu. A partir daí a notícia é recheada de elogios ao time canadense, considerado, por exemplo, forte, corajoso, talentoso e criativo, salvo elogios feitos a Robinho, classificado como talentoso demais para perder um gol.
Para a notícia, o Brasil não teve moleza, correu bastante atrás de cada chance e teve muita posse de bola, porém a conseguiu grande parte das vezes no meio de campo, ou perto do seu próprio gol. Em fim, o jornal é só elogio à sua seleção, e termina dizendo quer sempre ver um time assim, que perde tentando ganhar.


****Curiosidades...
Em minha busca por notícias sobre o futebol brasileiro, encontrei publicações interessantes.
No site da CBC News, jornal canadense, encontrei uma notícia sobre o nosso futebol feminino, divulgada em 23 de maio. Esta reportagem abordava o jogo entre as seleções femininas do Canadá e do Brasil, que ocorrerá no dia 10 de julho em Toronto. Nesta notícia, a seleção brasileira feminina é enfatizada como sendo a quarta melhor do mundo. “O Brasil estourou como uma das potências no futebol feminino, durante os últimos quatro, cinco anos”, diz o técnico da seleção feminina canadense.
Em contraste, no site da BBC News, rede de notícias inglesa, encontrei uma coluna do repórter Tim Vickery, “especialista” em futebol sul-americano, divulgada hoje. Nesta publicação o colunista tenta desconstruir mitos como o de que o campeonato europeu é como a Copa do Mundo, porém sem Brasil e Argentina, e o de que o futebol sul-americano se resume a estes dois times. O colunista tenta atingir seu objetivo, exaltando demasiadamente as qualidades dos times europeus, e citando a emergência de novas potências no mundo do futebol. Acho ótimo que novas seleções talentosas estejam surgindo, mas não se desmonta uma imagem, como a do Brasil no campo do futebol, construída ao longo de décadas, assim, facilmente.

Fonte: Globe and Mail; CBC News, BBC News

Foto: Site - Jornal Estado de São Paulo

Um comentário:

Camila Queiroz disse...

Muito boa a postagem colega! motivo de orgulho!