segunda-feira, 9 de junho de 2008

Pioneirismo Reconhecido

Enfim encontrei uma notícia sobre o Brasil na mídia internacional, que foge da cotidiana discussão sobre a Amazônia, ou sobre as diversas dificuldades brasileiras. Hoje, a revista americana Newsweek, publicou uma interessante reportagem sobre o publicitário brasileiro Celso Grecco e sua iniciativa de criação de uma bolsa de valores sociais.
Sob o título “Brasil: Bolsa de Valores para “bem-feitores”, a reportagem inicia narrando um pouco da trajetória de sucesso do rico publicitário Celso Grecco, 46. Segundo a revista os planos iniciais de vida de Grecco eram “trabalhar duro, ficar rico e se aposentar”. Depois então ele investiria em algum projeto social. Grecco atingiu o auge de sua carreira aos 30 anos, ajudando grandes empresas como a Natura e a Pirelli a venderem suas marcas. Segundo a notícia, a oscilante economia brasileira deixou milhões de pessoas para trás estimulado o surgimento de uma profusão de grupos cívicos e causas sociais. Desta forma, Grecco percebeu que tinha um trabalho mais importante a fazer. Ele fechou sua empresa de consultoria e se tornou pioneiro em uma área que ele denomina “marketing social”.
A reportagem então aborda o surgimento da inovadora idéia de Grecco. Porque não criar um tipo de ambiente que promovesse o contato entre sérios investidores e ONGs necessitadas de dinheiro? Grecco então ofereceu sua idéia à Bolsa de Valores de São Paulo, a BOVESPA, que aceitou. Surgiu assim, em 2003, a BVS&A, Bolsa de Valores Sociais e Ambientais. Seguindo a mesma analogia do mercado de ações, a BVS&A é um ambiente de criação de valor que impulsiona projetos sociais que mereçam ser apoiados, de forma transparente e confiável. Os projetos variam desde ajudas para que habitantes de ilhar se preparem para conseqüências do aquecimento global, até resgatar crianças pobres de gangues traficantes.
De acordo com a reportagem, o projeto idealizado por Grecco é pioneiro no mundo, e outros países como Alemanha e Inglaterra planejam lançar suas próprias bolsas de valores sociais. O funcionamento dessas bolsas ocorre da seguinte maneira: investidores interessados fazem doações online para grupos filantrópicos pré-selecionados.
A reportagem elogia bastante a iniciativa brasileira e diz que a idéia de Grecco já está ajudando a mudar vidas brasileiras, e não só em sentido material.
É muito bom saber que pelos menos às vezes, iniciativas brasileiras bem sucedidas são
reconhecidas no exterior.
Fonte: Newsweek
Foto: Newsweek

Nenhum comentário: